Europeer

No âmbito do projeto European Peer Review in Guidance and Couselling in Adult Vocational Education and Training – Lifelong Learning Programme: Sub-Programa Leonardo da Vinci, o Centro Novas Oportunidades da Fundação Alentejo participou no 2º Encontro Transnacional que decorreu em França, na localidade de Arras, nos dias 29 e 30 de Setembro de 2011.

Este projecto europeu que integra vários parceiros europeus, portugueses (CNO da Fundação Alentejo, CECOA – Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins – e Instituto de Emprego e Formação Profissional) eslovenos, (SIAE – Slovenian Institute for Adult Education), finlandeses (Keuda Vocational College e Finnish Ministry of Employment and the Economy) e franceses (CIBC – Centre Interinstitutionnel de Bilan de Compétences Artois Ternois), pretende concretizar a aplicação da metodologia Peer Review (Revisão por Pares) aos dispositivos de Orientação e Aconselhamento no domínio do acolhimento e encaminhamento de adultos para realizarem percursos de educação e formação. Através desta metodologia de hetero e auto-avaliação pretende-se adoptar um mecanismo de interação formativa entre profissionais do mesmo ramo, contando com a colaboração de peritos nacionais e internacionais, na perspetiva de uma melhoria da qualidade nos sistemas de educação e formação ao longo da vida.

Este projeto inovador em Portugal, pretende transferir, aplicar e disseminar por várias entidades que desenvolvem acções de orientação e aconselhamento de adultos para processos formativos, a metodologia Peer Review, concretizando desta forma as recomendações europeias presentes na EQARF - European Quality Assurance Reference Framework – de modo a que os sistemas de educação e formação dos países europeus se desenvolvam segundo os mesmos princípios de transparência e qualidade, consagrando assim um instrumento comum de desenvolvimento e monitorização de práticas e metodologias inseridas nos sistemas educação e formação.

A Fundação Alentejo, enquanto entidade parceira no projeto, tem como responsabilidades, disseminar, promover e divulgar os resultados do projecto no espaço local, regional e nacional, assim como a criação do website e imagem do projecto.

O Encontro de Arras permitiu aferir o bom trabalho realizado pelo parceiro CIBC, através da actividade de suporte e reflexão intitulada “State of the Art of EQARF Implementation and  Peer Review Possibilities”, assim como o extraordinário trabalho levado a cabo pelos parceiros eslovenos e que culminou neste Encontro com a apresentação da proposta do Peer Review Manual for Guidance in Adult Education, pronta para ser testada, validada e traduzida até final do ano de 2011 pelos parceiros.
Por outro lado, o trabalho de preparação da formação para os parceiros que irá decorrer em Lisboa (16 a 18 de Novembro) assim como a importância do acompanhamento e avaliação externa a cargo da Dra. Maria Gutknecht-Gmeiner ao longo do projeto, nomeadamente na adaptação do European Training Curriculum para a metodologia Peer Review foram igualmente referidos e enfatizados pelas Coordenadoras do Projecto – CECOA.

Finalmente, e no que respeita ao trabalho a cargo da Fundação Alentejo e do IEFP, foi referido o cumprimento das tarefas de criação do site relativo ao projeto, e da plataforma de trabalho entre os parceiros, bem como do trabalho associado à criação da imagem, dos logotipos e do flyer de apresentação do projeto a ser utilizado nas atividades de disseminação a realizar.

Foram ainda fixadas as datas do 3rd Project Meeting na Finlândia: 7 e 8 de Junho de 2012.
FOTOS DO ENCONTRO DE ARRAS

Francija,sept.11 048.jpg