Europeer

A FUNDAÇÃO ALENTEJO DISSEMINA E DIVULGA
WEBSITE SOBRE FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA

A Fundação Alentejo, enquanto entidade parceira no projeto europeu sobre a melhoria da qualidade nos sistemas de educação e formação ao longo da vida, designado como European Peer Review in Guidance and Couselling in Adult Vocational Education and Training tem como responsabilidades, disseminar, promover e divulgar os resultados do projecto no espaço local, regional e nacional, assim como foi da sua responsabilidade a criação do website e imagem do projecto. Nessa qualidade, a Fundação Alentejo, participou no 2º Encontro internacional do projeto, em ARRAS (França), no passado mês de Setembro, na sequência do qual disponibiliza à comunidade, principalmente aos responsáveis e profissionais de orientação e formação ao longo da vida,  o acesso aquele website/ plataforma, através do endereço www.europeerguid.eu.

.
 Imagem do website/plataforma www.europeerguid.eu

Este projecto europeu integra parceiros portugueses (a Fundação Alentejo, o CECOA – Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins – e Instituto de Emprego e Formação Profissional) eslovenos, (SIAE – Slovenian Institute for Adult Education), finlandeses (Keuda Vocational College e Finnish Ministry of Employment and the Economy) e franceses (CIBC – Centre Interinstitutionnel de Bilan de Compétences Artois Ternois). É um projeto inovador em Portugal e na Europa, que pretende transferir, aplicar e disseminar por várias entidades que desenvolvem acções de orientação e aconselhamento de adultos para processos formativos, a metodologia Peer Review, concretizando desta forma as recomendações europeias presentes na EQARF - European Quality Assurance Reference Framework – de modo a que os sistemas de educação e formação dos países europeus se desenvolvam segundo os mesmos princípios de transparência e qualidade, consagrando assim um instrumento comum de desenvolvimento e monitorização de práticas e metodologias inseridas nos sistemas educação e formação.

O Encontro de Arras permitiu aferir o bom trabalho realizado pelo parceiro CIBC, através da actividade de suporte e reflexão intitulada “State of the Art of EQARF Implementation and  Peer Review Possibilities”, assim como o extraordinário trabalho levado a cabo pelos parceiros eslovenos e que culminou neste Encontro com a apresentação da proposta do Peer Review Manual for Guidance in Adult Education, pronta para ser testada, validada e traduzida até final do ano de 2011 pelos parceiros. Este projeto é apoiado pelo Lifelong Learning Programme: Sub-Programa Leonardo da Vinci e desenrola-se ao longo dos anos de 2010 a 2012.

Encontro de Arras (França)
Francija,sept.11 028.jpg

A Fundação Alentejo dinamizou, paralelamente, a Comunidade de Prática “Aprendizagem ao Longo da Vida” criada no âmbito da Rede de Centros de Recursos em Conhecimento, gerida pelo IEFP, onde desenvolveu um trabalho de discussão e adaptação para a realidade portuguesa do EQA-VET, o Quadro Europeu para a Garantia da Qualidade na Educação e Formação Profissionais, uma recomendação da Comissão Europeia para ser aplicada nos 27 Estados da União.

Desta forma a Fundação Alentejo aprofunda e assume a qualidade da formação como um vector estratégico da sua acção enquanto organização ao serviço da educação e da qualificação dos jovens e adultos do Alentejo.