Europeer

Fundação Alentejo participou na 1ª Reunião Transnacional do EuropeerGuid Project: European Peer Review in Guidance and Counselling in Adult Education

Decorreu em Ljubliana, capital da Eslovénia, nos dias 10 e 11 de Outubro a 1ª reunião transnacional do projecto EuropeerGuid. Este encontro reuniu os membros da parceria transnacional composta por instituições portugueses, eslovenas, finlandesas e francesas, e da qual faz parte a Fundação Alentejo, uma das instituições envolvidas neste projecto.
O EuropeerGuid pretende desenvolver a metodologia de avaliação “Peer Review” já testada em vários países europeus nas diferentes modalidades e ofertas de educação/formação profissional, à educação de adultos, particularmente ao trabalho desenvolvido nos Centros Novas Oportunidades.
A participação da Fundação Alentejo como parceiro neste projecto decorre da actividade que tem vindo a desenvolver através das suas estruturas, como o Centro de Recursos em Conhecimento, o Centro Novas Oportunidades e outros dispositivos ao serviço da educação e da qualificação do Alentejo.
A Fundação Alentejo dinamiza, neste ponto, a Comunidade de Prática “Aprendizagem ao Longo da Vida” criada no âmbito da Rede de Centros de Recursos em Conhecimento, gerida pelo IEFP, onde tem desenvolvido um trabalho de discussão e adaptação para a realidade portuguesa do EQA-VET, o Quadro Europeu para a Garantia da Qualidade na Educação e Formação Profissionais, uma recomendação da Comissão Europeia para ser aplicada nos 27 Estado da União.
O EuropeerGuid pretende ser um instrumento de avaliação das organizações de educação/formação de adultos sendo a Fundação Alentejo um dos parceiros que deverá testar, no final do projecto, a metodologia desenvolvida por esta rede de europeia.
Fazem parte do EuropeerGuid o CECOA- Centro de Formação para o Comércio e afins, o Instituto do Emprego e da Formação Profissional, o Slovenian Insttitue for Adult Education, parceiro esloveno, o Ministério da Economia e do Emprego da Finlândia, O Keuda Vocational College, também finlandês e o CIBC Artoi Ternois- Centre Interinstitutionnel de Bilan de Compétences Artois Ternois, o parceiro francês.
Desta forma a Fundação Alentejo aprofunda e assume a qualidade da formação como um vector estratégico da sua acção enquanto organização ao serviço da educação e da qualificação dos jovens e adultos do Alentejo.