COM O ALENTEJO,
HÁ MAIS DE 25 ANOS
A Fundação Alentejo é uma entidade privada que goza das prerrogativas das pessoas coletivas de utilidade pública, ao abrigo do Decreto-lei n.º 04/98, e está registada como Instituição Particular de Solidariedade Social, junto da DGIDC – Ministério da Educação, ao abrigo do Decreto n.º 860/91.
Criada em maio de 1999, como entidade proprietária da instituição criada em agosto de 1990 (a Escola Profissional da Região Alentejo), de acordo com os estatutos o seu principal objetivo é o desenvolvimento da Educação e qualificação profissional dos recursos humanos, tendo como território principal de atuação a Região Alentejo.
Assim, a FA, constitui-se e assume-se como um projeto de intervenção sociocultural que “persegue fins de interesse social, de caráter educativo, cultural e de solidariedade, orientados para a valorização escolar e profissional dos cidadãos, para a promoção da igualdade de oportunidade e de género e para o desenvolvimento sustentável do território de intervenção, através da criação e manutenção de diferentes respostas sociais e educativas integradas nos diferentes ciclos do sistema educativo pré-universitário” (artigo 4º dos estatutos), projeto orientado para o desenvolvimento sustentável do território.
AS NOSSAS ÁREAS DE INTERVENÇÃO
ESCOLA PROFISSIONAL DA REGIÃO ALENTEJO
COLÉGIO FUNDAÇÃO ALENTEJO
FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA
“Encontramos na história dos portugueses uma constante que, em cada novo ciclo, nos fez sulcar novos mares e demandar novos horizontes, ultrapassando temores e acomodações, lutando contra constrangimentos reais ou imaginários, procurando no futuro os caminhos do progresso, do desenvolvimento e da felicidade.
A Fundação Alentejo foi buscar a essa leitura da história o empenhamento, a determinação, encontrando as sinergias necessárias à afirmação e ao desenvolvimento da instituição e dos seus territórios de intervenção.
Durante estes anos de existência, superámos diversos constrangimentos, aproveitámos novas oportunidades, experienciámos sucessivos avanços e recuos, no entanto, continuaremos a acreditar que tudo está ao nosso alcance, que virão novos ventos e novos desafios que aproveitaremos para renovar o compromisso e alargar os nossos horizontes, num caminho de progresso para o Alentejo e de realização dos homens e mulheres da nossa terra…”
FERNANDA RAMOS
PRESIDENTE
Missão, Visão e Valores
A Fundação Alentejo tem como Missão a prestação de serviços de excelência, promovendo a qualificação escolar e profissional e a cidadania ativa para alcançar uma sociedade de progresso, mais justa, esclarecida, que respeite os direitos e liberdades de cada cidadão, serviços esses que:
- Concretizem projetos de carácter educativo, cultural e de solidariedade social, orientados para o desenvolvimento sustentável do(s) seu(s) território(s) de intervenção.
- Assumam a natureza de projetos de cooperação para o desenvolvimento na área da educação e formação que contribuam para a promoção do desenvolvimento sustentável.
- Promovam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, pela integração qualificada no mercado de trabalho e na sociedade do conhecimento e pelo exercício responsável de uma cidadania esclarecida e participativa.
- Contribuir para o bem-estar dos cidadãos, para a melhoria das suas condições de vida através de uma educação e formação de excelência, que os prepare enquanto cidadãos livres, conscientes, responsáveis e capacitados para participar ativamente numa sociedade globalizada e que os capacite para a sua inserção profissional e para o empreendedorismo, dotando-os de competências sociais, técnicas e profissionais que lhes permitam responder às exigências, desafios e oportunidades da nova Era do Conhecimento.
- Complementarmente desenvolver ações que sensibilizem, consciencializem, formem e mobilizem os cidadãos para os valores dos direitos humanos, da justiça, da equidade, da solidariedade, da responsabilidade social, da igualdade de género e do sentimento de pertença a um só mundo.
A Fundação Alentejo rege-se por padrões éticos e valores de atuação que defendem o seu desempenho enquanto instituição, onde imperam a honestidade e a lealdade na sua relação com todos os atores e stakeholders, promovendo a integridade na defesa dos seus princípios, a responsabilidade dos próprios atos, o respeito pelos outros e a defesa de uma cidadania ativa e participativa, em respeito para com a coesão social, o património e o ambiente.
A partilha de valores comuns reforça os aspetos identitários de uma instituição com uma cultura organizacional própria que consolida a sua afirmação na sociedade e na forma como esta a reconhece.
Os valores da Fundação Alentejo são, acima de tudo uma partilha e aceitação de princípios que devem a todo o momento ser sentidos por todos os colaboradores e, assim, tornarem-se parte integrante da cultura da instituição, conforme o nosso Código de Conduta e Boas Práticas, que a todos mobiliza e vincula.

