EUROPEERGUID

O EuropeerGuid pretende desenvolver a metodologia de avaliação “Peer Review” já testada em vários países europeus nas diferentes modalidades e ofertas de educação/formação profissional, à educação de adultos, particularmente ao trabalho desenvolvido nos Centros Novas Oportunidades.

A participação da Fundação Alentejo como parceiro neste projecto decorre da actividade que tem vindo a desenvolver através das suas estruturas, como o Centro de Recursos em Conhecimento, o Centro Novas Oportunidades e outros dispositivos ao serviço da educação e da qualificação do Alentejo e dos alentejanos.

O EuropeerGuid pretende ser um instrumento de avaliação das organizações de educação/formação de adultos sendo a Fundação Alentejo um dos parceiros que deverá testar, no final do projecto, a metodologia desenvolvida por esta rede de europeia.

Fazem parte do EuropeerGuid o CECOA - Centro de Formação para o Comércio e afins, o Instituto do Emprego e da Formação Profissional, o Slovenian Insttitue for Adult Education, parceiro esloveno, o Ministério da Economia e do Emprego da Finlândia, O Keuda Vocational College, também finlandês e o CIBC Artoi Ternois- Centre Interinstitutionnel de Bilan de Compétences Artois Ternois, o parceiro francês.

A Fundação Alentejo dinamizou, paralelamente, a Comunidade de Prática “Aprendizagem ao Longo da Vida” criada no âmbito da Rede de Centros de Recursos em Conhecimento, gerida pelo IEFP, onde desenvolveu um trabalho de discussão e adaptação para a realidade portuguesa do EQA-VET, o Quadro Europeu para a Garantia da Qualidade na Educação e Formação Profissionais, uma recomendação da Comissão Europeia para ser aplicada nos 27 Estado da União.

Desta forma a Fundação Alentejo aprofunda e assume a qualidade da formação como um vector estratégico da sua acção enquanto organização ao serviço da educação e da qualificação dos jovens e adultos do Alentejo.

Programa Empreender na Escola

Rede Urbana para a Inovação e Competitividade

“Corredor Azul”

A EPRAL participa no Programa Empreender na Escola, em representação do concelho de Évora, através de uma “empresa” dedicada à comercialização de produtos alimentares tradicionais alentejanos, designada “Paladares do Alentejo”, constituída por formandos de turmas de Cursos Profissionais do Pólo de Évora, e acompanhada por formadores das áreas de Comunicação/Marketing, Economia, Gestão e Qualidade Alimentar. Na constituição e estrutura da empresa considerámos os “departamentos” de Direção, Marketing e Publicidade, Comércio Externo, Administração e Finanças - conforme previsto no Projeto - avocando competências diversificadas.

O Programa integra também uma componente de formação de professores na área do empreendedorismo.

Feira “Empreender na Escola”

Na 2ª quinzena de maio de 2013, previsivelmente, realizar-se-á a Feira “Empreender na Escola”, reunindo todas as “empresas” e os jovens empreendedores das escolas participantes. A Feira terá lugar numa das cidades, sede de concelho, dos municípios do Corredor Azul. O Programa prevê ainda a outorga do sêlo de escola empreendedora às escolas participantes.

Contexto do Projeto no âmbito do “Corredor Azul”

Âmbito territorial: Municípios de Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Vendas Novas e Vila Viçosa (Alentejo Central), Santiago do Cacém e Sines (Alentejo Litoral) e Elvas (Alto Alentejo)

Entidades coordenadoras do Programa Empreender na Escola: Tecnopólo de Sines (execução) e Universidade do Algarve (apoio técnico)

Síntese: O Programa “Empreender na Escola" baseia-se na constituição de uma empresa e propõe aos “empresários” gerir a sua própria empresa durante o ano letivo. A constituição não será formalizada, porém, os formandos irão simular todo o processo de criação e de gestão da mesma. Os alunos, enquanto sócios desta empresa, farão negócios reais com dinheiro real. A empresa criada na escola irá estabelecer relações comerciais com outra "empresa" de uma escola parceira, "importando” e "exportando" produtos entre si. Os produtos importados serão comercializados no mercado local e posteriormente proceder-se-á à análise dos resultados e à repartição dos lucros obtidos, como em qualquer empresa real.

Objetivos: Contribuir para o aumento da competitividade do território e dos seus agentes; desenvolver competências empreendedoras nos jovens adolescentes.

A participação da EPRAL no Projeto Empreender na Escola é suportada por recursos próprios da instituição não implicando qualquer verba específica de financiamento público.

A FUNDAÇÃO ALENTEJO integra a parceria do projeto «CORREDOR AZUL» na qualidade de organização parceira aderente.